KYRIA OLIVEIRA - escultura e instalação
Vestígios
Em seu percurso como artista, Kyria Oliveira investiga a imagem do passado em sua frágil forma presente. Como uma espécie de arqueologia de seu universo, coleta os desenhos criados a partir da constância do desgaste, e das intempéries nas paredes e estruturas de seu ateliê. Essa condição instável do objeto documentado determina que a artista tenha rapidez e precisão em sua catalogação. Tal observação habitará posteriormente estruturas em ferro, papéis e tecidos, materiais vivos também sujeitos à ação do tempo. A escolha por esses suportes indica que nem mesmo o registro é algo perene, definitivo. Em Vestígios (2016) camadas recortadas no tecido ampliam a dimensão do desenho ao incorporar luz e sombra como valores tridimensionais. O jogo luminoso marca, mesmo que provisoriamente, as paredes de sua nova morada, e feito um palimpsesto, escreve histórias dentro de outras, deixando um pouco de si e levando outro tanto consigo em cada viagem.
Clara Sampaio curadora
Obras expostas no Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul, em 2017.
Interação do público com as obras
Kyria Oliveira, em outubro de 2017, está participando da Bienal de Arte Contemporânea Internacional de Florença, como artista selecionada pelo Biennale Comité de Florença em julho/2016. Escultora por paixão, artista experimental por natureza, Kyria Oliveira é formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Preocupada com a contextualização poética de suas obras, elegeu o material que chama de bastardos, que são descartados, ou recicláveis, como fonte de sua pesquisa escultórica, trabalhando com obras que dialogam entre o único e o múltiplo, entre o bastardo e o nobre.
Algumas Exposições:
LIAMES com Cristhina Bastos na Museu MARCO , Campo Grande - MS (2017); LIAMES com Cristhina Bastos na Galeria de Arte Casarão, Viana - ES (2016); 11 Vitória em Arte, Casa Porto das Artes Plásticas e Sesc Glória, Vitória – ES (2015); Rastros: Brasil-África, exposição internacional contemplada pelo edital da Lei Rubem Braga da Prefeitura de Vitória - Museu Capixaba do Negro Verônica da Pás, Vitória - ES (2015); Resistência e Transgressão, projeto SINCADES, em Vitória – ES (2014); Vitória Arte 10, Palácio Anchieta, Vitória – ES (2013).
http://mapas.cultura.gov.br/espaco/12475/ contato.liames@gmail.com